Progressive profiling: o que é, exemplos e como fazer

Progressive profiling é uma prática do data driven marketing. Em português podemos traduzir de um jeito meio esquisito para “perfil progressivo”. Em outras palavras, trata-se de ações que visam enriquecer um perfil na base de dados.

Imagine que é seu primeiro encontro. Nesse dia você não vai perguntar quantos filhos a pessoa pretende ter. Ficaria um tanto quanto, digamos, esquisito. Essa é a lógica das ações do progressive profiling. Você vai aos poucos. No primeiro contato da pessoa com marca, você só vai pedir o nome e o e-mail. A partir daí a mágica acontece.

Progressive profiling: convidando para o segundo encontro

Agora que você já sabe algumas coisas sobre seu date, não vai perguntá-las de novo. Você vai partir para novas perguntas, mas ainda sem ser invasivo. A partir dessa nossa analogia, perceba que a criação de um perfil progressivo nada mais é que coletar mais dados sobre determinada pessoa para conhecê-la em profundidade e destinar a ela uma comunicação relevante. Você não vai convidar seu date vegetariano para ir na churrascaria, certo? 

As técnicas de progressive profiling permitem configurar formulários que exibirão perguntas com base nas informações que você já possui sobre um lead – ou o seu crush. Um campo progressivo será exibido apenas quando os dados desse campo forem desconhecidos. 

Por exemplo, se você recebeu o nome e o e-mail de um lead na primeira vez em que ele acessou seu site, convém que esses campos já estejam preenchidos no próximo formulário que ele preencher. Quando ele voltar ao seu site pela segunda vez, você poderá solicitar informações mais detalhadas, como o nome e a posição da empresa – sem que ele dispense tempo desnecessário preenchendo o form.


A importância do formulário e da ativação

Seu formulário de progressive profiling não pode ser muito extenso. Ninguém tem tempo – e paciência – para preencher 17 campos. Sua empresa precisa ter em vista quais informações são as mais importantes e focar nestas. Por exemplo, se você é uma empresa que fornece alimentos e itens para festas de aniversário, nada mais justo que saber as datas mais importantes para o cliente – como o nascimento dos filhos, por exemplo – e também as preferências alimentares da pessoa. Cada caso é um caso.

A ativação do progressive profiling deve se dar no início da jornada do cliente. Assim as chances de engajá-lo e o manter próximo aumentam. Depois que ele já recebeu as boas-vindas da empresa, que tal perguntar mais um pouquinho? Crie um formulário específico para perguntar mais umas três coisas sobre ele. Vá devagar. Pode até oferecer um incentivo, como um cupom de desconto ou um brinde. Quanto mais você se mostrar próximo do seu cliente e preocupado em entregar o que é melhor para ele, melhores serão os resultados.

Para desenvolver uma ação de perfil progressivo, basta contar com a tecnologia certa e o parceiro estratégico ideal. Aqui na Iris somos orientados a dados e ao sucesso dos nossos clientes. Nossos especialistas terão o maior prazer em ajudar sua empresa a conhecer melhor os consumidores e a mantê-los engajados 🙂

Alguns exemplos:

Resumindo:

– Progressive profiling é sobre conhecer melhor o cliente, fazendo as perguntas certas

– Logo após as boas-vindas, inicie o processo, mas não pergunte mais do que três coisas

– Ofereça algum incentivo caso ache necessário, como cupons e brindes

– Fale com a Iris que teremos o maior prazer em ajudar 😉

Referências:

https://www.kunocreative.com/blog/progressive-profiling




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: