Vamos ser bem diretos ao ponto: não construa o seu negócio em terra de terceiros. 

As empresas têm aderido o uso de redes sociais como premissa dentro de uma estratégia de marketing, e com razão. Elas ajudam sua marca a se comunicar, espalhar sua mensagem, interagir de maneira simples com as pessoas interessadas no seu conteúdo, coletar feedbacks e te permite, acima de tudo, construir uma audiência – e é sobre isso que queremos falar. 

Antes de aprofundar o texto, nós acreditamos que as redes sociais são, sim, uma premissa para uma estratégia de marketing moderna. Na nossa visão, elas são uma grande ferramenta para se gerar tráfego, brand awareness e aproximar as pessoas da sua marca. O que desejamos apontar no texto é a falsa crença de se possuir uma audiência da sua marca pelo fato delas terem um alto número de seguidores nas redes sociais. Uma vez que sua audiência é o principal ativo do seu negócio você não pode depender de um terceiro para gerir e ter acesso a ela. 

As marcas estão construindo as suas audiências sobre um terreno que elas não dominam. O fato dessas empresas conquistaram seguidores nas redes sociais, leia-se Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter (e qualquer outra rede que sua empresa utilize para construir a sua audiência e engajar seus consumidores) não significa que elas estejam efetivamente construindo uma audiência proprietária. Na verdade, essa audiência pertence a essas redes, e isso se torna ainda super evidente no momento que você precisa realizar uma campanha de venda e precisa ofertar para a sua audiência. O que você faz quando tem sua audiência presa nessas redes? Paga (e paga caro) para poder conversar com os seus seguidores. 

Esses canais criam quase como que uma barreira para você conseguir explorar a audiência que você gastou energia e dinheiro para conquistar. O resultado disso é um modelo de marketing no qual sempre que você precisa alcançar a sua audiência, você tem que pagar. Ainda pior, você cria um modelo dependente dessas redes, fazendo com que, para vender, você tenha que (sempre) gastar nesses canais. 

Nós da Iris acreditamos muito num conceito que denominamos de Propriedade sobre a Audiência. Ele é representado por algumas características e estratégias que as marcas modernas adotam e entendemos que esse é talvez o principal passo para se desenvolver uma marca inovadora. Vamos apresentar este conceito para vocês:


As características das marcas com Propriedade sobre a Audiência

1 – Constroem sua Própria Audiência – a famosa base de clientes. Marcas modernas e que entendem a relevância de não se manterem dependentes das redes sociais apontam suas estratégias de marketing para a captura de pessoas interessadas na sua marca para sua base própria. Elas contam sua história e geram conteúdo pelas redes sociais, mas vão um passo além e capturam essas pessoas utilizando seu site, pop-ups, newsletter, landing pages, através de compras no e-commerce e logins. 

2 – Conhecem sua Base de Clientes – As marcas que se destacam não capturam aquelas informações básicas como e-mail, nome e telefone. Elas procuram obter informações relevantes sobre seus clientes que vão lhe prover a capacidade de construir uma relação muito mais próxima com essas pessoas: dados de consumo (o que comprou, quando, como pagou, data da últimas compra, número de compras, categoria de compra favorita), dados de pagamento (como pagou, se parcela ou não, em quantas vezes), dados de navegação (por onde cada cliente está navegando no meu site, no meu app, no meu e-commerce, no meu blog, que produtos ele visualizou e não comprou, em quais categorias ele entrou, qual foi a última vez que ele me visitou) e dados de engajamento (se o meu cliente tem aberto minhas comunicações, se ele é engajado com meus e-mails, está ativo na minha base ou está a inativo). 

3 – Tem a capacidade de alcançar a base utilizando canais próprios – Diferente das marcas com um modelo dependente das redes sociais, as marcas com propriedade sobre audiência conseguem se relacionar com seu público  sem a necessidade de depender dos canais das redes sociais. Elas utilizam com maestria e-mail marketing, SMS, Push Notification, e em alguns casos alguns formatos mais avançados, como mensagens in-site, in-app e até mesmo modificam o conteúdo do site dependendo da pessoa que está nele. 

Visto a necessidade das marcas de desenvolverem Propriedade sobre sua Audiência, a Iris criou uma plataforma de marketing que permite às empresas coletar os dados de sua audiência em diferentes pontos de contato, organizá-los, deixá-los prontos para serem utilizados, e, ainda, permite que você crie campanhas e comunicações e dispare tudo por dentro da plataforma. 

Conheça a Iris 🙂

Lembrem-se: sua audiência é seu principal ativo. Certifiquem-se se vocês realmente estão com propriedade sobre ela.


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